sexta-feira, 9 de março de 2012

Puno e Ida a Cusco!




Saímos de Copacabana e esperamos algum tempo na fronteira entre a Bolívia e o Peru, chegamos em Puno, ali teríamos que trocar de ônibus mais uma vez, nesse momento fiquei um pouco apreensiva, pois a maioria dos mochileiros que conhecemos reclamaram da falta de vergonha na cara de certas pessoas que vendem esse tipo de viagem até lá. Pois não deu outra, chegamos à noite, e esperamos no Terminal de Puno, naquela hora fiquei sabendo que teríamos que buscar outras passagens, além de pagar 1 sol pelo uso do Terminal, sempre acontece esse tipo de coisa em cima da hora. Então, lá vai eu procurar um caixa eletrônico, pois deixei para trocar meu dinheiro em Cusco. Pois bem, saquei 10 soles, que eram equivalentes a mais ou menos 7R$, tudo bem, qual foi minha grande surpresa assim que verifiquei minha conta no celular e descobri que tinham me cobrado 33R$!! Isso mesmo, me cobraram 26R$ por um saque de 7R$, um absurdo, a noite já começava mal, mas como a Lei de Murphy impera em minha vida, ficaria ainda pior.

Esperamos em torno de 1 a 2 horas pela chegada do outro ônibus, que eu pensava que seria igual ao que viemos, pois qual não foi o choque geral de todos, chegar um ônibus que creio eu, que nem no Brasil existe mais. Uma lata velha ambulante, tão feia por fora quanto é por dentro. O primeiro foi o desespero geral da galera de enfiar a qualquer custo seus pertences e mochilas no tal ônibus, fui correndo colocá-las, pois minha irmã estava guardando um lugar menos pior no ônibus, pois qual foi a nossa surpresa, eles não tinham nenhum tipo de documento para etiquetar nossas bagagens, ou seja, se alguém roubasse, nunca mais veríamos nada, sem contar o medo constante da Fernanda da mala sair voando pelo bagageiro. Era melhor rir do que chorar. Viajar pela Bolívia e Peru é uma constante aventura. Sempre fortes emoções.


Pra piorar um belga/mendigo muito do malandro, roubou meu lugar e eu acabei ficando com a única poltrona quebrada do ônibus, isso por 7 horas, acho que até hoje tenho dor nas costas por conta disso. E isso não era nada, depois fiquei foi feliz, pois o motorista parava em cada cidade e recolhia pessoas e as colocava no corredor, várias pessoas deitadas e sentadas em suas malas e se equilibrando em panelas, além é claro da música insistente que repetia a cada minuto, diversão garantida ou seu dinheiro de volta. Lembrando que a estrada é uma das menos piores, perdendo em alguns quesitos para a de Uyuni/Villazón ou Santa Cruz/La Paz, campeãs indiscutíveis. 


Não tenho uma boa lembrança de Puno e espero não voltar lá tão cedo. Apesar, de saber que é uma cidadezinha bastante turística e famosa por suas Ilhas Flutuantes de Uros. Estava tão puta com a situação que cheguei em Cusco querendo ir pra Argentina direto, felizmente passou minha raiva e pude conhecer um dos lugares mais incríveis da viagem.


Logo que chegamos à Cusco, eram 4 horas da manhã e fiquei preocupada pois estava toda moída da viagem e só queria saber de dormir. Felizmente, quando chegamos ao Hostel Pirwa, o nosso quarto já estava liberado e foi só alegria, aproveitei e dormi até às 11hs, logo depois no mesmo dia, já organizei os passeios para o Valle Sagrado e Machu Picchu, mas isso eu conto depois.


Pra quem se interessar, existem dezenas de agências que oferecem os passeios às Ilhas de Uros, Uros/Taquile ou Uros/Amantani/Taquile, os preços estão em torno de 35 a 50 soles, dependendo dos dias que você escolher, as agências tem filiais no próprio Terminal de Cusco.


Foto tirada no vale do Lago Titicaca, uma das vistas lindas da Bolívia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk. Mas no final ficou tudo bem, e uma ótima história para contar. Beijoca.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Raquel! Agora tudo é divertido, mas na hora dá uma vontade de matar um pelo caminho, hehehe. Mas, valeu muito a pena visitar essa cidade..

    ResponderExcluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!