quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rádios!



Sempre fui uma BIG fã de rádios, na época da minha adolescência (lá pelos idos da década de 90) escutava a Transamérica que teimava em tocar grunge, pop e rock nacional, infelizmente a rádio morreu (hoje toca até axé) e fiquei órfã de uma rádio rock, aqui em Brasília é uma desgraça. Quando fui a São Paulo, conheci a tal rádio Rock 89 FM, fiquei espantada com a qualidade musical da rádio, anotava os nomes das músicas e tentava baixar no finado Napster da minha prima, já tinha algumas Fitas K7 (eu me correspondia com uma porrada de gente pela América Latina e no Brasil e trocávamos fitas e cartas), ainda tenho guardada as fitas e cartas pra posteridade, além de uns raros CD's comprados com suor e lágrimas (como era caro CD nessa época), mantemos com orgulho nossa coleção de + de 500 CD's, alguns bem raros. Nessa fase já era fanática pelo rock em espanhol, então era fácil achar alguns CD's em São Paulo (compramos o primeiro do Molotov e dos Aterciopelados por lá) na Saraiva do Shopping Eldorado, único lugar que achávamos. 

Com a internet discada engatinhando me lembro da primeira vez que escutei uma rádio online, lá pelos idos de 1996 na casa do meu amigo da escola, como ele era gênio em computadores já tinha um naquela época, pedi pra ele sintonizar alguma rádio mexicana, foi bem cômico e até hoje me lembro disso.
Os tempos se passaram já tinha o meu PC e escutava muitas rádios online, um endereço bem conhecido era a radios.com.br, sintonizava rádios da Argentina, México, França entre outros. Era minha diversão escutar as rádios online.

Devo muito a Transamérica, a dos anos 90 é claro, o meu gosto musical por rock, eram muitas horas escutando Naftalina, e outros programas que até já me esqueci o nome, esperava ansiosa pelo Estúdio Transamérica (lembro de escutar na escola o do Skank, Paralamas e dos Titãs) pra apertar o REC e gravar nalgumas fitas K7's os shows daquele mês. 

Nós fazíamos um mix de rádio, MTV Brasil (também era muito boa na época) e o programa do Serginho Groismann, o Programa Livre no SBT. Depois dessa fase desisti de escutar rádios e procurava canais internacionais de televisão, foram muitos, obrigada finada DIRECTV. Passando a euforia descobri novas rádios quando comecei a viajar pela América Latina, anotava os nomes e assim que chegava em casa procurava a versão online. Dessas ficaram a La Cien e a Mega (rádios argentinas), Rádio Carolina (rádio chilena), EXA FM (rádio mexicana), entre outras.



Quando viajei pra Inglaterra já assistia alguns programas da BBC e escutava a rádio, mas fiquei de saco cheio da mesma programação, comecei a escutar a XFM, Absolute Radio, Classic FM, Magic FM (só com músicas dos anos 80/90 e melosas), a Kerrang FM (o canal de TV é o máximo), Capital FM (essa é mais pop) e a BBC 6 (Indie e alternativa), uma das minhas preferidas sem dúvida.


No momento as que mais escuto são a XFM, Absolute Radio, a La Cien (rock argentino) graças a minha irmã, a Nova Brasil FM (música brasileira de qualidade), MPB FM do Rio, ligamos no rádio mesmo e uma ou outra rádio randômica. E ainda sim continuo anotando os nomes e baixo depois o álbum ou a música, ou ainda procuro no app Shazam, felizmente ainda temos algo que preste nesse mundo da internet tão banalizado e fútil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Ja testou a nutella?rs

    Eu adoro a magic aqui! Sempre escutamos em casa ou no carro! Mas gracas ao meu trabalho tenho toda a programacao decorada (ate a ordem das musicas) da capital hahahah bem com isso descobri o nome da cantara q eu tanto gosto aqui! rs eu conhecia as musicas mas nao sabia o nome dela (tipica thayna!) rs - eu amo musica, amo cantar e sou da epoca de esperar a musica tocar p apertar o rec da fita k7 hihihih

    ResponderExcluir
  2. Que nutella minha querida ;( maldita dieta, hahaha!! Mas vai valer a pena no final. A magic eu escutava pra dormir, hehehe, sério!! Me relaxa escutar música pra dormir e capoto em menos de 5 minutos. A capital não é das minhas preferidas, mas às vezes escuto pra saber as novidades. A gente é tudo da mesma época, loucas pra gravar as fitinhas K7's. Beijos Thayná!!

    ResponderExcluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!