quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Visto de Esposa para o UK.. (2)

Ano passado dei algumas informações básicas sobre o visto de casada, recentemente dei entrada nesse visto e o processo é um pouco mais complicado do que o visto de estudante!
Certifique que você possui todos os documentos, pois se caso falte alguma coisa o visto pode ser negado, é sério!
Eu fiz tudo por conta própria, e não é nenhum bicho de 7 cabeças, só seguir os passos e tudo sairá bem! Algumas pessoas que mexem com esse tipo de serviço cobram mais de 2,000R$ pra ajudar, portanto faça tudo por sua conta! O básico de inglês é necessário pra te ajudar a preencher os formulários, ou então peça ajuda ao marido ou namorado!
Antes de preencher os formulários leia o site do home office em que eles ajudam o aplicante a fornecer os documentos essenciais para a aplicação do visto!

Os documentos que são "exigidos" para complementar o pedido de visto são: 


1. Passaporte Original (atual e anteriores – se houver)

2. 2 Fotos 3,5x4,5, coloridas, de boa impressão, com fundo neutro e claro (branco, cinza, marfim), sem data, adornos, óculos, chapéu ou qualquer tipo de cobertura da cabeça, a não ser por motivos étnicos e/ou religiosos.
Obs.: Não serão aceitas fotos que não estejam nessas especificações.
Aconselho que tire a foto no VAC (6 fotos, aprox. R$ 15,00), apesar de ser mais cara você não correrá o risco de tirar a foto errada, pois a foto que eles exigem não é do mesmo padrão que as fotos normais.
Eu tinha fotos anteriores, mas eles não aceitaram, me disseram que somente com 1 mês de validade, tirei 8 fotos, 15R$!

3. Formulário on-line VAF4A (Personal Details Form), disponível em https://www.visa4uk.fco.gov.uk/account/register.
Obs: Se você for ao VAC (Worldbridge) de Brasília ou São Paulo só poderá efetuar o pagamento da taxa consular via on-line (cartão de crédito Visa ou Mastercard). Se você for ao Rio de Janeiro, poderá efetuar o pagamento on-line ou no próprio local.
Assim que pagar a taxa on-line, o comprovante de pagamento sairá impresso juntamente com o formulário on-line. Eles mudaram o site (logo mudarão a empresa que toma conta do processo), mas o preenchimento ficou bem mais fácil, a taxa paga já vem impressa no formulário! A taxa do visto: 1,447U$!
Ao final do processo você terá que imprimir o formulário gerado mais o comprovante de pagamento e enviá-los juntamente com o restante da documentação.
Assim que preencher e imprimir o formulário e o comprovante de pagamento. Marque sua entrevista na VFS Global, Worldbridge pelo site: http://www.vfsglobal.co.uk/Brazil/book_appointment.html

4. Appendix 2: VAF4A (Financial Requirement Form) disponível em http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/applicationforms/visas/vaf4a2.pdf
Deixe para preenchê-lo quando a documentação referente a parte financeira estiver pronta. Essa é a pior parte, portanto tenha TODOS os documentos que eles pedem nas especificações.

5. Certificados de cursos prévios no Brasil (ajudam) (curso de inglês, aulas particulares, histórico escolar ou testes de inglês utilizados para comprovar o nível de inglês do aplicante na hora da matrícula). Hoje em dia só são aceitos certificados de Cambridge, você pode até entregar outro certificado pra te ajudar, mas o certificado de Cambridge é obrigatório, sem ele você não poderá tirar o visto! (http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/applicationforms/new-approved-english-tests.pdf)
Obs: Quem não tiver o nível mínimo do A2 no CEFR - Common European Framework of Reference, não conseguirá o visto de esposa no Reino Unido! Na próxima aplicação para o Indefinite Leave to Remain já é preciso o nível B1, portanto faça o teste com o mínimo nível B1, indico o PET ou CAE! Há outro teste mais tranquilo que comprova o nível A2 é o KET!
Fiz um post sobre os exames de Cambridge http://quartodeservico.blogspot.com.br/2013/04/exames-de-cambridge-1.html

6. Certidão de Casamento e sua tradução para o inglês. (Eu fiz com um tradutor juramentado aqui em Brasília).

7. Evidências do seu marido e fundos disponíveis para o seu sustento no Reino Unido.
* Extratos bancários ou Bank Statments (conta corrente, aplicação (investimentos) e/ou poupança). (Obrigatório)
Carta do banco ou Bank Letter onde o banco declara que ele tem uma conta aberta e o dinheiro do salário foi depositado ali. (Obrigatório).
* Carta do trabalho com todas as informações sobre a renda anual (Obrigatório).
* Payslips (Eu peguei os últimos 12 do meu marido com a quantia que eles pedem de 18,600£). Caso o salário do seu marido seja de 1,550£ mensais, nada menos disso, pode-se comprovar somente 6 meses!
P60 ou Tax Returns (documento financeiro do governo que mostra a quantia anual do empregado). (Obrigatório). 
Sem esses documentos o seu visto será NEGADO! Não deixe faltar nenhum, pois o processo pode ficar parado por falta de provas!
Toda a aplicação que fica com falta de provas financeiras eles estão colocando em ESPERA, pois a corte entrou com um processo contra a Imigração britânica refutando esse valor de 18,600£, mas caso você tenha essa quantia pra comprovar o seu visto será concedido, se estiver abaixo desse limite, infelizmente será colocado em ESPERA, não será negado, mas eles darão um prazo, nesse tempo é preciso mostrar mais provas!

8. Evidências de Acomodação ou Accommodation details (Eu mostrei uma carta do meu landlord, contas de luz e a conta de council tax do começo do ano, todos os documentos já estavam em inglês). 

Esses também são importantes, caso tenham um documento da casa com o nome ainda melhor!

9. Informações pessoais.

* Documentos de viagens (Booking de hotéis, passagens de avião, ônibus, entre outros).
* Cartas da família e do casal.
* Cartões de Natal, Namorados, Aniversário.
* Fotos do casal antes, durante e depois do casamento.
* Evidências de relacionamento (status no Facebook, conversas do Skype).
* Emails e mais alguma informação relevante, tire várias cópias, quanto mais melhor, é sério!

10. Passaporte (cópia autenticada) e Insurance Number do sponsor (marido ou companheiro).


COLOQUE TODA A DOCUMENTAÇÃO EM UM ENVELOPE E LEVE JUNTO COM VOCÊ A SUA ENTREVISTA NA WORLDBRIDGE. VFS Global!

TODOS OS DOCUMENTOS QUE NÃO ESTIVEREM EM INGLÊS PRECISAM SER TRADUZIDOS POR UM TRADUTOR (Não é preciso ser a juramentada). As traduções podem chegar a R$70 por documento, tudo depende do número de palavras, então quanto mais documentos você conseguir já em inglês melhor pro seu bolso.
Já providencie esses documentos com uma certa antecendência pq dependendo do tradutor e da época eles podem demorar até 1 semana pra entregar, mas preste atenção a validade dos documentos (todos precisam ter data de no máximo 1 mês do dia do pedido na World Bridge).
Traduzi a minha certidão de casamento e a de nascimento que já estava pronta, os outros documentos já estavam todos em inglês.
Caso queira visite os fóruns, Expat Forum e UK Resident!

Importante:
1. Apresentar original e cópia de todos os documentos.
2. Todos os documentos apresentados na solicitação de visto devem ter data de, no máximo, 01 mês antes do dia da aplicação!
3. O visto pro Reino Unido deve ser tirado pessoalmente pelo aplicante em um dos escritórios da Worldbridge VFS Global no Brasil, no RJ, SP ou DF!
4. Os dados biométricos (digitais e foto) do aplicante vão ser coletados durante a entrega dos documentos, nos escritórios da Worldbridge no Brasil. (Tirei novamente).
5. Todo o aplicante ao visto de esposa que tira o visto no Brasil, pode trabalhar legalmente no Reino Unido, esse primeiro visto terá validade de 2 anos e meio.
6. O visto poderá ser renovado após 2 anos para mais 2 anos e meio e logo assim pedir o visto definitivo.
7. Para as informações completas (em inglês) sobre a orientação para aplicar para o visto de casada para o Reino Unido, consulte o documento abaixo, pelo link: 

Essas são somente algumas explicações sobre como tirar o visto de esposa para o Reino Unido. 

Como eles mudaram a empresa que faz o processo do visto da Worldbridge para a VFS Global, logo farei um post sobre como aplicar por lá! 
Além de explicar assim como fiz no meu visto de estudante, a explicação de como é tirado o visto no escritório CSC - WorldBridge! VFS Global!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 comentários:

  1. Nossa, realmente são muitas informações, desejo toda a sorte do mundo, você merece! Estarei torcendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso muita paciência com o Home Office, mas se você possui todas as informações e sabe se virar no inglês, se jogue! O mais difícil é juntar os documentos e as traduções, o site é bem explicativo, não é preciso pagar 2000£ pra conseguir o visto! Abraços

      Excluir
  2. Oi! Sim , muitas informacoes e complexas tambem. Meu caso, sou casado na Inglaterra, Civil Partnership, certidao que depois foi transferida e hoje tambem somos casados no Brasil. Meu parceiro ou marido, eh pensionista comDLA, o que facilita alguma coisa, mas saber o numero de documentos e copias eh sempre uma dificuldade. BJ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano! Eu acho que perdi 5 anos só com o estresse e a canseira desse visto! Em relação à documentação do casamento no Brasil, achei bem mais complicada, como eu já tinha tirado um visto antes, só segui as instruções no site do home office, mas mesmo assim, eles ainda conseguem ser complexos, e as vezes até prolixos, são muitas informações jogadas no site!

      Eu casei no Brasil, aí tirei o visto pra cá, me deram quase 3 anos, daí tenho que renovar pra mais 2 anos. O seu caso parece ser mais fácil, pois acho que eles não o obrigam a ter os 18,600£, nós tivemos que juntar muita papelada, e mesmo assim ainda ficou faltando 1 documento do trabalho e nos colocaram em espera, se não fosse eu ter conseguido o documento em 1 semana, acho que estaria em espera até hoje. Regras do governo, né! Na dúvida, eu sempre guardo todos os documentos e sempre tenho várias cópias extras!

      Pelo jeito você deve ter o cartão de residente então, como eu tirei o visto no Brasil não tenho!
      Beijão e obrigada por vir por aqui! *-*

      Excluir
  3. Olá Flavia, não tenho como ligar para você esta semana, mas acho que você pode me ajudar via sms, não sei.. rsrs... não lembro se falei pra você sobre minha situação, namoro há quase um ano com um rapaz da Inglaterra, e agora decidimos nos casar, e preciso tirar o visto de noiva, já sei e tenho todos os documentos que precisa para obtê-lo. O problema, é COMO FAÇO ISSO? ONDE VOU? COM QUEM TENHO QUE FALAR? PARA ONDE ENVIO ESSES DOCUMENTOS, meu Deus estou me sentindo tão frustada! perdida, sem saber com quem falar para me ajudar de fato. Você saberia me explicar todos os passos pra obtenção desse visto? Entrei em 3 sites diferentes, www.vfsglobal.co.uk/brazil; www.visa4uk.fco.gov.uk; (neste site fiz um cadastro para solicitar o visto); www.gov.uk/check-uk-visa, neste site que a confusão é total, por isso ESTOU COM MEDO de preencher formulários errados, o que você poderia fazer par me ajudar? Outra coisa é a questão do teste em ingles para obtenção desse visto, onde posso fazer? Please, help me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo! Primeiramente, sem o teste de Cambridge você não tira o visto, e pelo que eu sei esse teste só se faz 2x por ano, eu tirei ele 6 meses antes de tirar o visto! Você leu os meus posts no blog? O primeiro site que você tem que entrar é o https://www.visa4uk.fco.gov.uk/account/register , depois de preencher tudo, lá mesmo você irá pagar o visto que é o mesmo valor do de casada e marcar o dia da entrevista, que agora é na VFS global, por esse site você já faz tudo, são 2 formulários um é online e você imprime e assina, e o outro você vai preencher a mão e também assinar pra entregar com todos os documentos que eles pedem no https://www.gov.uk/government/publications/application-for-uk-visa-for-family-settlement-form-vaf4a , você já sabe o tipo de visto então é só preencher e aplicar no visa4UK! Os formulários são 2: O VAF4A que é o online com informações pessoais, e o Appendix 2 of VAF4A que é o financial requirements, informações sobre o dinheiro.

      O processo do visto de noiva é o mesmo do de esposa, mas além de toda a documentação que eles já pedem no de esposa você terá que mostrar os docs de onde você irá casar no Reino Unido!

      Na VFS global é só depois de pagar e preencher os formulários, lá eles irão recolher todos os documentos e mandar pro consulado britânico, você irá escolher o posto de acordo com sua cidade.

      Sobre o certificado de Cambridge, como eu disse eu tirei quase 6 meses antes de aplicar, pois a prova só acontece 2x por ano, tirei na Cultura Inglesa! http://quartodeservico.blogspot.com.br/2013/04/exames-de-cambridge-1.html
      http://quartodeservico.blogspot.com.br/2013/08/exames-de-cambridge-2.html

      Além disso tudo você ainda tem que juntar as provas de relacionamento, fotos, viagens, bilhetes de avião e etc!

      O passo a passo fiz aqui: http://quartodeservico.blogspot.com.br/2014/02/visto-de-esposa-para-o-uk-2.html

      E sobre a VFS: http://quartodeservico.blogspot.com.br/2014/04/vfs-global-3.html

      Espero ter ajudado, mas se você ainda tiver dúvida é só me mandar mais mensagens que eu te ajudo sem problemas ;)
      Beijo!

      Excluir
  4. Olá Flávia. Seu blog é incrível.
    Estou fazendo esse processo longo e chato agora. E todas as suas dicas estão ajudando muito. Obrigada. :)
    Você sabe me dizer se eu posso pagar a taxa extra para que meu caso seja resolvido em um tempo mais curto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Desculpe pela demora em responder, mas estive em Cuba e lá não tem internet! Mil desculpas, obrigada pelo elogio, fico muito feliz! Assim que você entregar os docs lá na VFS eles vão te perguntar se vc vai querer agilizar o processo, no caso do visto de casada são 600r$, o de estudante é mais barato! é claro que serão 600R$ a mais e paga-se com cartão! Abraços

      Excluir
  5. Oi Flávia. Parabéns pelo blog está muito bom. Tenho 2 dúvidas:
    vc disse no comentário para Ferreira Alves que para o visto de noiva quando for entregar os documentos ela terá que mostrar os documentos onde ira casar no reino unido. Aí tenho uma dúvida: então tenho que já ter uma data agendada lá no cartorio na inglaterra para mostrar para eles a data do agendamento do casamento?
    outra dúvida é: vc disse que da mesma forma para solicitar o visto de noiva são os docs para o visto de casada. Pretendo casar lá na inglaterra e depois de casada solicitar o visto de casada então tenho que juntar todos os docs tudo de novo e voltar para o brasil para juntar os docs e pedir a cert de antecedentes da PF e traduzir novamente minhas certidoes de nasc, e outros docs, estou com dúvida sobre isso e agradeço se vc puder me ajudar a entender através de um passo a passo após estar casada como devo proceder. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia! Obrigada ;)
      O visto de noiva e de casada são praticamente a mesma coisa, a única coisa que muda são os documentos "certidão de casamento e documento que mostre que você irá casar no UK"!
      Infelizmente sim, você terá que ir no Council e marcar a data com eles, o seu noivo pode fazer isso, mas você precisará dos documentos traduzidos. Esse agendamento você irá mostrar pra tirar o seu visto de noiva!

      Os dois vistos possuem o mesmo valor quase mil libras, por isso preferi casar no Brasil e pagar somente por um visto, depois do seu visto de noiva e o seu casamento já realizado, você irá dar entrada no visto de casada, não se preocupe com essa documentação toda, você irá entregar os mesmo documentos, só que agora já com a sua certidão de casamento que já estará no inglês!

      Você não precisa mais voltar ao Brasil, pra solicitar o visto de esposa no UK ou você deve possuir um visto de estudante válido por mais de 6 meses, ou o visto de noiva ou ter passaporte europeu! Como você já terá o visto de noiva, tudo tranquilo, é só entregar todos os documentos anteriores!

      Eu não entreguei nada em relação a documentos da PF, somente as certidões de nascimento e casada, os comprovantes de finanças do meu marido e o certificado de cambridge, além é claro de docs de viagem e relacionamento!

      Boa sorte e qualquer coisa é só perguntar! Beijos

      Excluir
  6. Desculpa Flávia tenho mais 2 dúvidas: após o pagamento das taxas vou para o site para o agendamento. vc sabe me dizer se é em torno de quanto tempo até o dia agendado? por ex, se faço tudo dia 10/02, a data agendada é por volta de uma semana depois, 2 semanas? para o visto dos eua gira em torno de 2 meses porque são muitas pessoas.
    outra dúvida vc sabe sobre o visto marriage visitor visa para que serve?
    mesmo sendo visto de noiva eu sigo as orientações do visto apply to join family living permanently in the uk?
    cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos quando eu fiz, fui eu quem escolheu a data! Uma amiga minha acabou de fazer o procedimento semana passada e ela me disse que já agendou na mesma semana, só que esperou bastante no escritório da VFS global, o da Worldbridge era bem mais rápido o atendimento. O visto do Reino Unido é diferente, pois são poucas pessoas que pedem visto de residência, deve ser em torno de 1 semana mais ou menos, eu agendei pra semana seguinte, pois o meu marido iria comigo.

      Esse de marriage visitor se eu não me engano é pra quem vive no UK com outro tipo de visto e não é britânico! O visto de noiva é o mesmo procedimento do de casada e sim, você pode colocar como permanently, pois assim que expirar você aplicará para o de casada!

      Excluir
  7. Olá Flávia eu novamente te perguntando.... ano passado estava reunindo os documentos e um deles quando encontrei meu namorado em setembro em lisboa fizemos por lá. É a cópia certificada do passaporte dele como íamos nos encontrar em lisboa fiz no consulado de lá. Como vc disse que todos os documentos é bom serem da data do mês em que vc vai solicitar então será que teremos que fazer outra cópia certificada do passaporte dele por ser o que tenho de set/2014? ele vem agora em fev por isso pergunto porque aproveitamos e fazemos outro. Eles vão exigir será uma cópia atual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia! Já que ele vem em fevereiro é melhor tem o documento mais atualizado, eu entreguei um que tinha mais de 3 meses, portanto, acho que não tem problema! A cópia do passaporte do meu marido ele autenticou com um tabelião aqui na região onde eu moro, ele tem que fazer com uma autoridade britânica, ou no consulado mesmo ;)

      Excluir
  8. Oi, Flávia.

    Super obrigada pelas dicas.
    Fiquei em dúvida sobre o nível de inglês e as instituições aceitas.

    Aqui no site do governo diz A1 minimum. https://www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/270197/sup-docs-settlement.pdf
    Além disso, o British Council também aplica o teste, fiz por lá.

    Não sei se isso é novo, mas vale dar uma olhadinha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, obrigada pelo comentário!
      Vasculhei o site do UKVisas e realmente é o nível A1.
      Na época em que eu fiz o teste o nível mínimo da prova que era o A2, e também naquela época a prova era aplicada somente nos centros cadastrados pela Universidade de Cambridge, ainda bem que mudou!

      4. Knowledge of English
      You can prove your knowledge of English by either:
      passing an approved English language test with at least CEFR level A1 in speaking and listening.
      having an academic qualification that was taught in English and is recognised by UK NARIC as being equivalent to a UK bachelor’s degree.

      Beijos :)

      Excluir
  9. Oi, Flávia.

    Super obrigada pelas dicas.
    Fiquei em dúvida sobre o nível de inglês e as instituições aceitas.

    Aqui no site do governo diz A1 minimum. https://www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/270197/sup-docs-settlement.pdf
    Além disso, o British Council também aplica o teste, fiz por lá.

    Não sei se isso é novo, mas vale dar uma olhadinha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Flavia!
    Irei tirar o visto de noiva de um europeu, ele possui passaporte lituano,mas mora na inglaterra.. Vc sabe se nesse caso também precisarei do teste de inglês? Ou é somente para noivo britânico?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Flavia!
    Irei tirar o visto de noiva de um europeu, ele possui passaporte lituano,mas mora na inglaterra.. Vc sabe se nesse caso também precisarei do teste de inglês? Ou é somente para noivo britânico?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Camilla! Pelo o que eu sei você não precisa comprovar nada, já que no seu caso o italiano tem todo o direito de morar aqui sem a necessidade de comprovar nada, creio eu que você terá que tirar uma permanência, mas até nesse você não precisa comprovar o que uma noiva de britânico precisa!


      Como tirei o visto de esposa de britânico tenho mais propriedade pra falar sobre este.
      Espero ter ajudado :)

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!