quinta-feira, 26 de março de 2015

O Metrô de Moscou!


Já visitei vários metrôs pelo mundo e tenho até uma TAG aqui no blog só pra isso, o metrô moscovita conseguiu ser o mais estiloso, chique, ostentação de todos os que eu conheci! Além de ser sempre cheio, mostra realmente como vivem os russos, os vagões têm aparência antiga, mas estão em perfeito estado, este transporta cerca de oito milhões de pessoas por dia com uma eficiência invejável desde a década de 30! Posso dizer, e confesso, que antes de entrar no metrô um medinho toma conta, pois é quase impossível entender as placas e o que eles dizem, e nem adianta, não tem nada escrito em inglês. Pra facilitar a minha vida, consegui um mapa em russo de um cara que entregava panfletos na rua e isso salvou a minha vida, literalmente! Com o mapa em russo, é muito mais fácil de se situar, o mapa em inglês não ajuda em nada, até porque as disposições das estações são em várias direções, nem sempre retangulares ou em linha reta, algumas são em rotatórias, passando por mais de uma estação ao mesmo tempo, ou seja, um rolo só! Consegui passar no teste no primeiro dia, e depois, achei até fácil, tudo é questão de costume!
Esse metrô é um dos mais temidos pelos turistas, e isso é bem compreensível. Pedir info aos funcionários, nem tente, isso só se você for fluente em russo, de contrário a conversa vai ser indecifrável! 







Felizmente, o melhor do metrô estão nas estações e isso não precisa de tradução, são vários painéis, quadros, pinturas, mosaicos, bustos, uma aula de história ao ar livre! Consegui uma revista TIME OUT no Dunkin' Donuts e lá eles tinham um roteiro com as melhores estações do metrô.
A maior estação é Komsomolskaya, cujos painéis são uma autêntica aula de história russa.
Também a estação Mayakovskaya tem um teto de mosaicos que costuma deixar qualquer um de boca aberta.







O metrô de Moscou circula diariamente, das 6h à 1h, ao todo, são 12 linhas, cada uma com uma cor diferente, o que vai facilitar bastante a vida do passageiro, já que algumas estações comportam até quatro linhas, cada uma com um nome e uma cor diferente. Para sair do metrô, siga a placa Выход. São muitas estações imperdíveis no metrô, eu tentei ver as mais conhecidas, e no meio do caminho tive gratas surpresas, são muitas, é impossível conhecer todas.






Alguns posts e inspirações em outros blogs sobre o incrível metrô de Moscou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Oi Flávia, olha eu aqui de novo, os seus posts são tão inspiradores, como eu gostaria de viajar assim como você, mas ainda tenho que terminar a faculdade e espero logo viajar, estou fazendo um roteiro pra Argentina, Chile e Uruguai e queria a sua ajuda, já´estou lendo os posts antigos e montando tudo direitinho, muito obrigado.
    Posta mais sobre a sua vida no uk.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia, feliz pelo seu comentário! Obrigada pelo elogio, eu também quero viajar bem mais, eu fiz alguns posts sobre esses países, é só você olhar na tag Mochilão América do Sul, ou nos respectivos países, eu adoro viajar pela América Latina, no momento minha vida está muito parada não tenho muita coisa pra postar por aqui, mas assim que tiver algumas fotos legais, postarei! Obrigada pelo carinho, bjo! =)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Fani! A maioria dos prédios são gigantescos e algumas construções são lindas!
      As igrejas são as mais incríveis! <3
      Beijos!

      Excluir
  3. Cada vez que vejo fotos e relatos sobre o metro de Moscow eu fico com mais vontade ainda de ir logo pra Russia e explorar essa maravilhosidade aí! Gente, que metro é esse né? Fala serio hahaha Muito bonito! E só de imaginar deve dá um medinho de se perder, mas é respirar fundo e se acostumar, porque nossa, deve ser uma experiência e tanto poder entrar nessas estações!

    Ps: me avise quando você for vir aqui em Dublin :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taís! Eu gostei bastante de Moscou, uma pena que choveu e tinha começado a esfriar, mas adorei os lugares que conheci, principalmente o Museu do Cosmonauta e as estações de metrô, elas são um espetáculo a parte, além é claro dos gigantescos prédios por todos os lados!

      Eu ainda quero ir na primavera ou no verão, de preferência até São Petersburgo e dar uma passada na Finlândia. No começo o medo toma conta, mas com o tempo você se acostuma a ver as letras e como funciona, passei um tempo muito legal na Rússia e com certeza valeu a pena a experiência!

      Nossa, você acredita que estava pensando em ir a Dublin e iria te perguntar se tinha como nos encontrar, pois gosto bastante do seu blog! Obrigada por vir até aqui =)
      Beijo!

      Excluir

Valeu por vir até aqui!! See u soon!!