segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Dadaísmo e Surrealismo..

À travers de la Peinture
Dadaísmo e Surrealismo

O Surrealismo surgiu na França com André Breton, sob influência das teorias de Freud a respeito do inconsciente e da sexualidade. As figuras ganham proporções inusitadas, a línguagem é onírica, repleta de simbologia e da forma narrativa dos sonhos. O espanhol Salvador Dalí, o russo Marc Chagall, os belgas Magritte e Paul Delvaux, Italiano Giacometti e os franceses Yves Tanguy e Robert Delaunay são seus representantes mais expressivos e conhecidos.



Salvador Dalí, Magritte, Robert Delaunay, Paul Delvaux, Yves Tanguy, Paul Delvaux e Yves Tanguy, Robert Delaunay.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 18 de fevereiro de 2007

O Cubismo..

À travers de la Peinture
Cubismo

O mesmo crítico que denominou o Fauvismo Vaux Elles, chamou as paisagens das novas tendências em pintura de "Cúbicas" por achar que havia a tendência em traçar as formas da natureza como se fossem cubos, esferas e cilindros. O Cubismo caracterizou-se pela acentuada geometrização das formas.

Picasso, pintor espanhol que desenvolveu sua carreira em Paris. Pintou "Les Demoiselles D'Avignon", que foi o marco artístico do século, foi também autor de "Guernica", no qual relata os horrores da Guerra Civil Espanhola. As influências do Cubismo são amplas e profundas até hoje. Com formas que não são copiadas da natureza, mas inventadas pelo artista, o Cubismo abriu o caminho ao abstracionismo ao Abstracionismo Geométrico.


Picasso "Guernica", Picasso "Les Demoiselles D'Avignon", Picasso "Pulsação".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Le Fauvisme..

À travers de la Peinture
Fauvisme
Os pintores desta fase foram chamados pelo crítico francês Vaux Elles de Fauves (Feras) por causa da violência de cores e ausência de matizes, surgindo daí o nome de Fauvismo. As cores do Fauvismo não eram as da realidade, eram equivalentes, inventadas pelo artista, sintetizadas e sugeridas não definidas realisticamente. Os fauvistas provocaram muitas reações do público e da crítica, sendo considerados loucos e inimigos da beleza. Henri Matisse, pintor e escultor francês se identificou com o Fauvismo.


 "Nu" Henri Matisse

Primitivismo
Destacou-se pelas deformações na perspectiva, desenho ingênuo e alegria dos temas, sempre ricos em detalhes. O Primitivismo contestava o clássico e seus melhores representantes foram Henri Rousseau, Picasso, Miró e Matisse.



Henri Rousseau "Sleeping Gypsy", Miró, Miró e + Miró.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

L'expressionisme..



Edvard Munch "Grito"

À travers de la Peinture
L'expressionisme "O Expressionismo"

O expressionismo é um movimento artístico que apareceu no começo do século XX, tocado pelos múltiplos domínios artísticos: a pintura, a arquitetura, a literatura, o teatro, o cinema, a música e outros. Sobrevivendo inclusive ao regime nazista, que foi condenado pelo mesmo como degenerado. O expressionismo originou-se também no emocionalismo de Van Gogh e no subjetivismo do norueguês Eduard Munch. Os expressionistas reagiram aos convencionalismos acadêmicos e aos excessos dos impressionistas. Fundamentaram suas pinturas nos sentimentos humanos, caracterizando-nas pela violência dramática e até patética. Tornaram-se os intérpretes de um dos males do século XIX "A angústia".

Destacaram-se: Otto Müller e Emil Nolde. Suas obras mostram figuras em sofrimento, numa dor que contamina a tela, pelo ritmo das pinceladas e pela execução de cada uma das partes.


Franz Marc: Die großen blauen Pferde (1911)

O expressionimo é a projeção de um subjetivismo que tende a deformar a realidade para inspirar o espectador à uma reação emocional. As representações são bastantes baseadas em visões deformadas, agonizantes e estilizadas da realidade para ter uma grande intensidade expressiva, isso é o reflexo da visão pessimista dos expressionistas dessa época, assombrados pela ameaça da Primeira Guerra Mundial. As obras expressionnistes põem frequentemente em cena símbolos, influenciados pela psicanálise nascente e as procuras do simbolismo.


Van Gogh : La Nuit étoilée, Saint-Rémy (1889)


James Ensor : Masks Confronting Death.

No começo do século XX, esse movimento profundamente ancorado na Europa do Norte, em especial na Alemanha, é uma reação ao impressionismo francês. Enquanto que o impressionismo descrevia a realidade física, o expressionismo alemão se enlaça mais à realidade e apresenta se aos estados da alma do artista. O expressionismo quebra também com o impressionismo através de uma forma muito agressiva como cores violentas, linhas aceradas. Ele está inserido na continuidade do "fauvisme" (violência de cores e ausência de matizes), cujo os principais representantes se afastam mais ou menos brutalmente, nomes como Matisse, Marquet, Van Dongen, Braque, Derain, Friesz e Vlaminck. O expressionismo não é realmente um movimento ou uma escola, mas uma reação contra à Academia e a sociedade. Os artistas expressionistas continuarão a ser frequentemente isolados.

Os primeiros elementos do expressionismo aparece no fim do século XIX, em especial com a tela de Edvard Munch, "Grito", bem como a evolução dos trabalhos de Van Gogh. O crítico de arte Wilhelm Worringer, em 1908, é o primeiro a utilizar a expressão "expressionnisme".

James Ensor

Os pintores mais marcantes desse movimento foram:
Otto Dix
Wassily Kandinsky
Ernst Ludwig Kirchner
Oskar Kokoschka
Franz Marc
Paula Modersohn-Becker
Edvard Munch
Emil Nolde
Max Pechstein
Egon Schiele
Karl Schmidt-Rottluff
Chaïm Soutine
Maurice Rocher
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

L'impressionisme..



À travers de la peinture
L'impressionisme "Impressionismo"
O impressionismo é uma escola francesa, nascida pela associação de alguns artistas parisienses da segunda metade do século XIX, fortemente criticada no seu início, o movimento se manifestou notavelmente de 1874 a 1886, por oito exposições públicas em Paris, e marcou a ruptura da arte moderna com a academia. O impressionismo é caracterizado por uma tendência à fuga, a mobilidade dos fenômenos antes que a do aspecto estável e conceitual das coisas. O impressionismo teve uma grande influência sobre a arte nessa época, na pintura é claro, mas também na literatura e na música.

Impression, soleil levant de Claude Monet
Como já citado, entre as várias tendências ocorridas na Europa no século passado está um dos mais importantes, senão o maior movimento artístico, o impressionismo, que floresceu sobretudo na pintura. Trata-se de um estilo urbano, que descreve as mudanças e o movimento, o ritmo intenso e nervoso, as impressões efêmeras de um momento na vida das cidades. Enquanto a pintura realista se caracteriza por seus contornos nítidos e estáticos, de cores fortes e sombrias, a impressonista procurar captar a impressões produzidas pelos jogos de luz e sombra nas superfícies, através dos esboços aparentemente discuidados, de contornos diluídos e pinceladas rápidas, com uma imensa gradação de tonalidades. Os principais pintores impressionistas são Édouard Manet, Claude Monet, Auguste Renoir, Edgard Degas, Paul Cézanne e Vincent Van Gogh.

Os artistas começam a se juntar para pintar e discutir, isso tudo ocorre no "Salon de Paris", maior instituição de pintura da época, entre os pioneiros estão Claude Monet, Pierre Auguste Renoir, Alfred Sisley, Frédéric Bazille, Camille Pissarro, Paul Cézanne e Armand Guillaumin.


Coin D'appartemente par Claude Monet (1840 - 1926)
Peintre impressioniste français. Il traduit les effets de la lumière sur les formes et les coleurs.



La Chambre par Vincent Van Gogh (1853 - 1890)
Peintre hollandais qui a passé la fin de sa vie en France. Il utilise la couleur pour exprimer de sentiments très forts.

O impressionismo também influenciou a escultura, com certa fluidez nos contornos de formas e volumes. Destacam-se as obras de Degas. Auguste Rodin, o maior escultor desse período, revela também influências de Michelangelo.


Paysage de Guillaumin

Renoir, La Grenouillère, Metropolitan Museum of Art, Nova York

Edgar Degas, La Classe de danse (1874), Musée d'Orsay, Paris
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...